Incentivo ao Esporte

Conhecimento e Competência

A pandemia nos fez reinventarmos.

Em todos os meios de atuação tivemos que sair de nossa zona de conforto e reorganizar o mundo de uma maneira que até então não conhecíamos.

O tão mal falado serviço público teve que se estruturar mantendo a segurança de seus prestadores, e, na medida do possível, o bom atendimento à população.

Como atuantes junto a LIE- Lei Federal de Incentivo ao Esporte, ao nos depararmos com a pandemia, tivemos dias de muitas incertezas, mas que, graças à uma gestão com uso de recursos tecnológicos a favor da eficiência e eficácia nas decisões, tornaram-se os tempos mais áureos que os mecanismos internos de funcionamento da Lei de Incentivo ao Esporte pode vivenciar desde a sua implementação.

Instituições que propõe projetos sabem que todo ano é uma mesma novela: projetos apresentados no ano vigente correm o risco de serem analisados somente no ano seguinte, dependendo do prazo em que é apresentado. Aqui, obviamente fazemos o “mea culpa”, uma vez que a maioria dos projetos são, de fato, apresentados nos últimos 15 dias do prazo final. O grande problema é a janela de captação que se perde, ou seja, o período que compreende a apuração dos IR’s das empresas patrocinadoras.

Em 2020, para deixar até os carecas de cabelos em pé, no início de setembro 82% da força de trabalho atuante na Secretaria Especial do Esporte foi perdida. Para oferecer condições para todos os projetos protocolados estarem aptos a captar no ano vigente, foi essencial um planejamento estratégico que contemplasse todas as demandas a curtíssimo prazo. E isso foi brilhantemente feito.

Em uma ação inédita, a Secretaria zerou a fila de análise de projetos protocolados na LIE, e pode comemorar um passivo “zero” para o ano de 2021. Analisaremos: com recursos humanos escassos, prazo diminuto e o caos instaurado mundialmente… Falamos em uma ação inédita…

O que mudou?

Simples… liderança, ação estratégica, conhecimento profundo da Lei de Incentivo ao Esporte e vivência das rotinas que envolvem a LIE.

E as iniciativas foram além. Visitas técnicas virtuais foram implementadas, o que aumentou a capacidade de acompanhamento de projetos da Lei de Incentivo ao Esporte. A novidade permitirá que 100% dos projetos possam ser acompanhados e monitorados a partir de agora. Anteriormente a essa investida, uma média de 30% dos projetos em execução eram fiscalizados. Essa inovação permite que instituições cujos projetos são relevantes dentro do terceiro setor ganhem força, separando o joio do trigo no meio de atuação.

Por fim, no ano em que tudo poderia dar errado, e uma camada produtiva inteira poderia ser prejudicada, atuações individuais fizeram a diferença, e salvaram a “lavoura” do devorador “SARS-CoV-2.

Infelizmente a Pandemia não arrefeceu em 2021, pelo contrário. Os desafios do Esporte são enormes, mas, ao menos sabemos que LIE seguirá sendo um aliado essencial e cada vez mais ágil. Parabéns a todos os envolvidos, e o nosso mais sincero agradecimento a todo o emprenho diante desse cenário!

Equipe MRZD Consultoria Esportiva